A cidade de Ubatuba é talvez uma das mais belas do mundo.
Seu litoral esmeralda e a mata atlântica formam um dos mais belos conjuntos de cenários jamais vistos. O clima é agradável, sempre com muita chuva e o povo hospitaleiro.
Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Seu nome tem origem tupi e há pelo menos duas interpretações para o nome. Em tupi, ubá significa canoa, enquanto u’ubá significa cana-do-rio, que é uma gramínea que era utilizada na confecção de flechas pelos índios.
Como tyba indica “ajuntamento”, o nome da cidade pode significar tanto “ajuntamento de canas-do-rio” quanto “ajuntamento de canoas”.
O Perequê-Açú é Uma das praias mais tradicionais de Ubatuba com excelente infra-estrutura para o lazer e muito boa para o banho.
Bairro populoso, com vida própria e infra-estrutura para receber o turista com segurança, estacionamento livre para carros de passeio, ruas asfaltadas, árvores nas calçadas, quiosques, restaurantes, lanchonetes e com um amplo calçadão com ciclo via espera por você.
O significado do nome de Perequê-Açu na língua tupi (Perequê=Praia e Açú=Grande).
Com areias brancas e monazíticas, suas águas calmas e rasas são muito procuradas por famílias, conta com vários quiosques em seus 4 km de extensão.
É bastante utilizada em eventos esportivos, recreativos e para surfistas iniciantes.
No canto esquerdo do outro lado do Rio Indaiá, a praia da Barra Seca.